Alto investimento em tecnologia pode garantir o sucesso do meu negócio no varejo? A minha loja é pequena, como posso aproveitar os recursos digitais para atrair mais clientes e reter os atuais? Ainda compensa investir em capacitação de funcionários se todo mundo quer comprar online?
Essas são algumas dúvidas que escuto de empresários e amigos durante as consultorias e até mesmo naquele momento de descontração no café. Uma coisa é certa: no mundo de hoje, se enviar sinal de fumaça converter em venda, invista!
Em 2017, foi publicado um artigo meu no Diário Catarinense, sobre Marketing Digital: Estratégia e Desafios (artigo dc), que continua atual. Para qualquer negócio ter sucesso hoje, a estratégia deve contemplar três fatores: Tecnologia, Pessoas e Processo. Esses pilares devem estar interligados, não dá para separá-los.
Sendo assim, qualquer estratégia digital que não contemple um processo bem definido, não será bem recebida pelo cliente. E se esquecer de contemplar o fator humano, então, pode fechar as portas. Mesmo em um universo digital, ainda há grande fluxo no comércio tradicional e isso continuará assim por muito tempo.
Nós somos seres sociais, gostamos de fazer parte de redes, então, é importante que a tecnologia nos proporcione momentos de interação e conexão também presenciais. Investir na capacitação dos colaboradores e em tecnologia para facilitar a vida do cliente, podem ser o início de um bom momento para o seu negócio.
Nesse momento, o varejo já é digital, mas ainda precisamos que o atendimento seja humano.