Você decide empreender numa área na qual já conquistou autoridade. Dispõe de capital. E as pessoas de seu network reconhecem sua expertise e determinação para encarar qualquer empreitada. Sucesso garantido, então?
A verdade é que, parafraseando Hamlet, há mais variáveis a serem consideradas do que possa supor nossa vã filosofia. Que o digam a Daniella Regina Farinella e a Larissa Siqueira que estão desenvolvendo uma super plataforma focada em Enfermagem 4.0 – área de formação e paixão das duas, o Labiis. Tão logo vieram os resultados da consultoria que prestei, elas confidenciaram: “Val, você nos fez pensar em detalhes que nem sonhávamos que existissem no processo!”. Sim, comunicação e marketing é uma grande colcha de pequeninos detalhes que, juntos, orquestram a grande diferença.
Nesta consultoria para a empresa da Daniella e da Larissa, atuei em duas frentes: no desenvolvimento de plano de negócios ao segmento digital (“A essência do nosso trabalho”, como destacam) e na estratégia de comunicação (“Para garantir o suporte necessário à alavancagem do negócio”). O trabalho totalmente orientado a dados partiu de pesquisas sobre o mercado da enfermagem. Nada é aleatório num planejamento. Afinal, não se mede o que não se gerencia, ensinou Deming. E a demanda por serviços digitais na área da saúde, mostram os números, só fez crescer nos últimos anos, inclusive com a pandemia. E o indicativo é de mais crescimento pela frente, assim como de demanda por profissionais de enfermagem – que neste mundo VUPCA (Volátil, incerto, paradoxal, complexo e ambíguo), precisam estar constantemente atualizados.
Segundo dados do State of the world’s nursing 2020: investing in education, jobs and leadership, para enfrentar a escassez de profissionais prevista para a próxima década em todos os países, o número total de graduados em enfermagem precisaria aumentar em 8% ao ano em média, juntamente com uma capacidade melhorada de empregar e reter esses graduados. Pesquisas apontam também para a importância da formação de lideranças, com capacidade de gestão para a força de trabalho de enfermagem para avançar as agendas de educação, saúde, emprego e gênero relevantes.
Assim, o desenvolvimento de um canal digital de conteúdo sobre liderança, empreendedorismo, inovação e gestão para profissionais de enfermagem se apresentou como algo em total sintonia com uma necessidade real de mercado. Listada a concorrência; definido público alvo e estabelecidos missão, visão, propósito e valores do projeto, vimos também que , nessa proposta de negócio, o planejamento contábil/financeiro não possuía tantas especificidades, já que a maioria das atividades poderia ser realizada sem custos. Na sequência, investimento, fluxo de caixa e comercialização checked!
Tudo pronto para o plano de comunicação. Definimos o que divulgar, de que forma e onde. O próximo passo é mão à obra na produção de conteúdos e comunicação. Definimos as plataformas e temas de acordo com as características de cada uma delas, com orientações de forma, periodicidade e algumas orientações técnicas e pontos de atenção sobre os conteúdos. O que se busca é o desenvolvimento de autoridade digital e, para isso, há 4 pontos essenciais: ter um propósito bem definido; conhecer a sua persona (público); entregar conteúdo de qualidade e garantir um bom tráfego em seus canais.
A maior métrica de sucesso é cliente satisfeito: “Agora só nos resta transformar o plano em sonho, mas isso será bem mais tranquilo porque já tivemos o suporte inicial com uma profissional de grande competência e conhecimento. O trabalho da Val Teixeira trouxe mais tranquilidade para nossa tomada de decisão, pois estamos empreendendo no segmento da saúde e queremos iniciar a jornada com muito profissionalismo e planejamento”.
De minha parte, agradeço a confiança e desejo todo sucesso do mundo à Daniella e Larissa e a esse novo empreendimento, o Labiis , que já está saindo do forno com muito conhecimento, inovação e talento.
Vamos conversar sobre como posso ajudar também você no seu plano de negócios e estratégia de comunicação?