“No decorrer da viagem, Alice encontra muitos caminhos que seguiam em várias direções. Em dado momento, ela perguntou a um gato sentado numa árvore:
– Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
– Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato.
– Eu não sei.
O gato, então, respondeu sabiamente:
– Sendo assim, qualquer caminho serve.” (Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll)
Considero essa fábula como a mais inteligente, tensa e provocativa da literatura mundial. A menina que cria seu próprio mundo e se joga nele com toda a sua curiosidade e intensidade. Lembro da sensação angustiante que me dominou ao ler o livro pela primeira vez, aos dez anos. Uma das passagens que mais me tocou foi quando Alice e o Gato trocaram a mensagem acima. Jamais poderia imaginar que tantos anos depois, eu teria a minha própria versão desse diálogo:
– Podes dizer-me, por favor, qual estratégia de marketing devo implantar na minha empresa?
– Isso depende muito do posicionamento estratégico – respondeu o gato.
– Eu não sei, nunca precisei disso.
Então, o gato respondeu sabiamente:
– Vamos ter que retroceder um pouco na estratégia de marketing, pois primeiro precisamos alinhar o posicionamento.
É claro que minha vontade era responder como o gato, mas meu propósito é usar conhecimento e experiência em marketing e liderança para ajudar pessoas e empresas a chegarem aonde quiserem com ténica, bom humor e leveza. Além disso, quando um profissional de marketing se depara com esse tipo de situação, ele tem duas opções: 1 – desenhar uma estratégia de marketing que faça barulho para deixar o cliente feliz, ou 2 – dar um passo atrás, posicionar ou reposicionar a empresa e entregar uma estratégia forte e robusta.
A escolha entre as opções anteriores também é um posicionamento do profissional, seja ele, um executivo, consultor ou assessor. Não há certo ou errado, há a escolha do caminho mais adequado naquele momento. Uma coisa que os anos de experiência em marketing e comunicação me ensinaram é que o posicionamento da empresa deve vir antes de qualquer planejamento de marketing. É com base nesse posicionamento (missão, visão, valores, propósito) que a estratégia de marketing deve ser construída.
Dessa forma, caso a empresa queira “mudar o seu marketing”, é importante que antes disso, resgate o seu posicionamento e recalcule a rota. Com o reposicionamento feito, realinhe a estratégia e parta para o seu planejamento de marketing. O trabalho terá muito mais consisteência e relevância, gerando melhores resultados.
Uma dica final: marketing é feito por pessoas para pessoas, então, envolva todos no processo.